Poluição do Ar - Efeito Estufa
O Efeito Estufa, ao contrário do que muitos pensam, é um fenômeno natural e essencial para a existência da vida em nosso planeta, pois é a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante. A atmosfera é transparente à luz solar, mas cerca de 35% da radiação recebida é refletida novamente para o espaço, deixando 65% refletidos na Terra e esse fato deve-se principalmente ao efeito sobre os raios infravermelhos de gases como Dióxido de Carbono, Metano e Ozônio presentes da atmosfera, que vão reter essa radiação, permitindo o calor constante da Terra.
Porém, nós últimos anos, a concentração de dióxido de carbono na atmosfera tem aumentado aproximadamente 0.4% por ano, mas não é exclusividade, outros gases que contribuem para o efeito estufa, como o clorofluorcarbonetos e o metano (o famoso 'peido de vaca', hahaha), também aumentaram rapidamente. O efeito conjunto dessas substâncias pode vir a causar um aumento da temperatura global estimado entre 2 e 6 ºC nos próximos 100 anos. Um aquecimento desta magnitude não só aquecerá a Terra como aumentará o nível médio das águas do mar em pelo menos 30 cm.
Não entendeu? Simplificando: os gases poluentes que formam a camada de poluição na atmosfera bloqueiam a dissipação do calor. O calor fica concentrado na atmosfera provocando mudanças climáticas.
0 Response to "Poluição do Ar - Efeito Estufa"
Postar um comentário